Há três anos à frente do programa Globo Ecologia, o ator Max Fercondini, 26 anos, está familiarizado com o mundo sustentável e a importância de ações concretas nessa direção. "Quando você começa a perceber melhor a natureza, passa a agir de forma mais consciente. Tudo isso comove e motiva a gente a se relacionar melhor com o mundo. O mais legal é que no programa eu tenho acesso à informação, e isso é transformador em qualquer área", conta ele.

A vida no Rio de Janeiro possibilita um contato ainda maior com a natureza. Entre caminhadas na Pedra Bonita e dias de praia, o ator se indigna com hábitos destrutivos que observa. "Tenho vontade de parar o carro e ir atrás de quem joga papel na rua. Frequento praia aqui no Rio e me incomoda demais ver como ela  fica depois de um dia de sol. E há cestos espalhados a cada 100 metros", diz ele. Ainda assim, Max acredita em uma mudança social. "Sou de uma geração que aprendeu educação ambiental no colégio, por isso trago isso comigo desde pequeno. Falam que a criança é a transformação no futuro. Eu não acho. Acho que a criança é a transformação do presente", filosofa.

Responsabilidade de todos

Em casa, Max faz valer o que aprende no programa. "Separar o lixo para a reciclagem é uma coisa muito importante. É fundamental o consumo reduzido de água na hora de tomar banho, escovar os dentes. Estou sempre ligado." O apresentador também lembra que a responsabilidade começa na hora da compra. Ele evita alimentos transgênicos e escolhe produtos que serão descartados segundo orientação do fabricante. "Hoje se fala em logística reversa, uma coisa que aprendi no próprio programa, que é a responsabilidade do fabricante em relação ao destino de seu produto após o consumo, como o descarte da embalagem. Acho que aí está o grande lance. Não  basta você consumir um produto ecologicamente correto. Se a empresa tiver responsabilidade pelo produto até o fim, acho que a coisa começa a mudar."